A degradação do meio ambiente
A Degradação do Meio Ambiente
A Degradação do Meio Ambiente
Degradar é o mesmo que degenerar, desgastar, estragar, devastar, destruir, assim a degradação ambiental ou do meio ambiente é o processo de degeneração, desgaste, devastação, destruição das condições ambientais ou do habitat de uma coletividade.
Nos processos de degradação ambiental ocorrem alterações biofísicas do meio que provocam alterações na flora e na fauna natural, podendo acontecer inclusive eventual prejuízos na biodiversidade, com diferentes graus de intensidade.
Quando se desencadeia um processo de degradação ambiental sempre vai haver a perda de qualidade de vida em virtude das alterações ambientais, mesmo que estas sejam relativas. A degradação do meio ambiente pode acontecer pela ação humana ou de forma natural.
Na maioria dos casos ela está associada a poluição causada pelo homem, no entanto pode acontecer a degradação ambiental através de meios naturais ao longo da evolução de algum ecossistema.
A poluição como principal causa da degradação ambiental
Sobre
Sobre
A poluição já é conhecida da humanidade desde os primórdios da civilização, quando o homem descobriu o fogo, ao longo da evolução ela foi se transformando e ganhando formas mais agressivas, no entanto foi com a Revolução Industrial e a consolidação mundial do capitalismo que a poluição passou a ser considerada um problema ambiental.
O planeta terra não estava preparado para o impacto da industrialização, da urbanização e do consumismo desenfreado do homem moderno. As indústrias e a urbanização trazem consigo inúmeros problemas ambientais, tais como a grande produção e acumulo de lixo, o volume de esgotos, congestionamentos do tráfego, lançamento de gases na atmosfera, poluição das águas, desmatamento, etc. a lista das formas de poluição e de degradação ambiental é imensa e seus prejuízos ao meio ambiente não podem ser quantificados.
Meio ambiente transformado
Ecologia
Ecologia
Com