planejamento estrategico
O benchmarking é um processo contínuo e interativo para a realidade ambiental para avaliação do desempenho corrente, estabelecimento de objetivos, bem como para identificação de áreas de aperfeiçoamento e mudança nas empresas. (Leibfried e McNair, 1994:12, apud OLIVEIRA, 2004, p. 87)
É conceituada como os limites que os proprietários e principais executivos da empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla” (Djalma 2004, p.153).
A ferramenta utiliza cinco perguntas essenciais:
1) Qual é a nossa missão?
2) Quem é o nosso cliente?
3) O que o cliente valoriza?
4) Quais são os nossos resultados?
5) Qual é o nosso plano?
O diagnóstico estratégico é o primeiro passo para a empresa na hora de fazer seu planejamento, através dele, é possível analisar a empresa como um todo, identificando seus pontos fortes e fracos, e assim tomar as decisões que deverão manter a empresa no mercado com competitividade, visando sempre o crescimento e maior lucratividade.
Alguns componentes podem nos auxiliar no diagnóstico; a visão, por exemplo, nos permite articular medidas visando o futuro da empresa. Outros componentes são as análises internas e externas que nos permitem avaliar os pontos fortes, que favorecem a empresa, os pontos fracos, como a falta de planejamento e outros fatores internos da instituição, as oportunidades encontradas no ambiente externo, que favorecem as empresas desde que a mesma saiba aproveitar e as ameaças que são variáveis externas, que não se pode controlar, como concorrência, crises econômicas, etc.
“O objetivo é aproveitar as oportunidades para a empresa, em conjunto com as suas forças. E se as fraquezas ou ameaças não puderem ser transformadas em oportunidades ou pontos