Degradação do meio ambiente
16/09/2014
3°B Técnico em Segurança do Trabalho
Degradação do meio ambiente: Um risco para a humanidade
Basta um olhar pela janela, uma volta pelas ruas ou simplesmente ligar a televisão, que visualizamos um dos maiores problemas que a nossa humanidade vem sofrendo a cada dia mais: A degradação do meio ambiente.
Vivemos em um momento difícil, na qual a humanidade enfrenta problemas ambientais desastrosos, ocorrendo grandes catástrofes e uma deterioração extrema dos recursos naturais, ou seja, as condições ambientais estão sendo transformadas e extintas pela decorrência das posturas e ações inadequadas dos seres humanos, minimizando e destruindo a qualidade de vida de todos os seres vivos.
Há muito tempo a natureza vem sendo modificada pelo próprio homem, que destrói e contribui para que esse problema ocorra, não generalizando, é claro, mas o homem muitas vezes, colabora para que essa prática inadmissível aconteça: poluindo, destruindo, queimando e acabando com o que temos de mais precioso e importante para a sobrevivência de todos os seres, o meio ambiente.
Os agentes que contribuem para a degradação da natureza estão por toda parte: um gás nocivo na atmosfera causado pela chuva ácida agride a camada de ozônio, e com a destruição desta, a temperatura do planeta é elevada, proporcionando o derretimento das geleiras e aumentando o nível da maré, e o enxofre que também está contido na chuva ácida causa danos às plantações, intoxicando os alimentos. Os gases poluentes que os automóveis emitem no ar, os dejetos (produtos químicos tóxicos) que as indústrias lançam nos rios e em córregos, a poluição sonora e visual também são provocados pelas atitudes inadequadas do homem.
Em um período que catástrofes naturais são frequentes, e que o homem está cada vez mais chocado e sentindo na pele o grito de socorro que o meio ambiente está emitindo, a humanidade começa aos poucos a se importar com as consequências