degradação do meio ambiente
Deteriozação do meio ambiente, significa qualquer ação que o efeito seja destrutivo, poluidor, degradante, degenerador á ‘nossa casa’ (natureza).Infelizmente prática humana muito comum. São chamados de poluentes os agentes dessa ação: excesso de CO² liberado por carros, contaminação das águas por esgoto, desmatamento da mata ciliar, lixões em área de proteção ambiental , etc. É possível citar centenas atividades como essa, norteadas por um único motivo: o progresso! É um tanto quanto irônico que para “progredir” tenhamos que deteriorar ,atacando e destruindo quem nos deu condições para sobreviver.
O problema da poluição inicia-se apartir da Revolução industrial Já existiam exemplos de poluição anteriormente. Mas o grau de subiu muito com a industrialização e urbanização, e a sua escala deixou de ser local para se tornar mundial. Isso não apenas porque a indústria é a principal responsável pelo lançamento de poluentes no meio ambiente, mas também porque a Revolução Industrial representou a consolidação do capitalismo, que tem na indústria a sua atividade econômica de vanguarda, acarreta urbanização, com grandes concentrações humanas em algumas cidades. A própria aglomeração urbana já é por si só uma fonte de poluição, pois implica numerosos problemas ambientais.
A partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento do capitalismo, a natureza vai pouco a pouco deixando de existir para dar lugar a um meio ambiente transformado, modificado. O homem deixa de viver em harmonia com a natureza e passa a dominá-la, dando origem ao que se chama de segunda natureza: a natureza modificada ou produzida - como meio urbano, por exemplo, com seus rios canalizados, solos cobertos por asfalto, vegetação nativa completamente devastada, assim como a fauna original da área, etc. -
Porém esse domínio excessivo traz consequências negativas ao ser humano, já que fazemos parte