farmacia manipulaçao
A história relata que farmacêuticos manipulavam medicamentos para pacientes mediante receita médica. No começo do século XX, entretanto, a indústria farmacêutica começou a produzir a maioria das formas farmacêuticas para pacientes e a necessidade da manipulação diminuiu. Desde então, porém, muitos fatos mudaram e a indústria farmacêutica não atende mais toda a demanda de medicamentos e a farmácia de manipulação cresceu bastante.
Apesar da maioria da população confiar nos produtos magistrais o uso destes medicamentos é bastante reduzido quando comparado aos medicamentos industrializados, o que se deve ao fato de que nem todas as preparações produzidas pelas indústrias podem ser manipuladas em laboratórios. Alem disto, deve-se levar em conta que o medicamento manipulado é especifico e individualizado, devendo ser prescrito em casos onde não há alternativa industrializada ou o paciente optar pelo mesmo. medicamentos de uso continuo, dermatológicos,fitoterápicos e o Homeopaticos.Elas podem, por exemplo,apresentar medicamentos na forma de cápsulas, comprimidos,supositórios, e balas, facilitando o consumo.Também tem opções para manipular florais de Bach e fitoterápicos (que são à base de plantas).
A grande maioria dos produtos precisa de receita médica (alguns cosméticos dispensam a prescrição). Nela, o médico indica a quantidade exata de substância que precisa ser usada na fórmula.
Dados mostram que 30% da fabricação dos manipulados vem da área de dermatologia. O restante fica por conta da ginecologia, cirurgia plástica, gastroenterologia e endocrinologia, entre outras especialidades.
Os preços de remédios manipulados na maioria das vezes chegam ate 40% com o custo menor do que os industrializados,sendo que oferecem o mesmo principio ativo, a diferença de preço nas farmácias e drogarias é significativa. uma pesquisa realizada pela USP os preços praticados por farmácias de manipulação, é menor.
Preços Praticados
Manipulado Remédio de Marca