farmacia manipulação
A primeira semana de estágio foi de conhecimento e explicação sobre a função de um farmacêutico na manipulação, de como era desde a chegada da receita e/ou paciente até a dispensação do medicamento, quantas pessoas estavam envolvidas nesse processo em que o profissional farmacêutico é o responsável.
A Drª Ilka Regina, Engenheira Química e graduanda do Curso de Farmácia nos passou um mini-curso de uma semana e logo após nos orientou que seria dividido o nosso tempo de estágio, e que começaríamos primeiro na manipulação de medicamentos e depois em cosméticos.
Depois de ter passado por todo o treinamento de teoria, conhecemos todo o interior do laboratório e apresentação dos técnicos, vendedoras e demais funcionários que ali trabalhavam. Ao longo das semanas passamos por todas as áreas abaixo descritas, sempre sendo acompanhada de algum funcionário que nos orientasse, além de termos sempre a presença de uma das farmacêuticas, sempre disponíveis a sanar nossas dúvidas.
Conferências: Nessa parte tem um técnico responsável pela conferência de todas as receitas, antes e depois de manipulado, no qual ele revê a prescrição do médico, se a dosagem prescrita confere com as normas do LIVRO, além disso, é feito todos os cálculos para a pesagem e manipulação correta e em seguida passado para o manipulador.
Pesagem: Apresenta-se dois Técnicos para essa função, em sala apropriada com balanças de precisão é pesado todas as substâncias em doses corretas e passado para o manipulador.
Manipulação: São feitas as manipulações em cápsulas, no qual é analisado pela dosagem, tamanho da cápsula e cores disponíveis, no qual diferencia os medicamentos. São feitos manipulações em saches, para pessoas com dificuldade em deglutição. São preparados também, manipulação de gomas, sendo mais uma sugestão de forma de medicamento e biscoito caninos usando