Minha Terra ...
O SEBRAE, a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal do Maranhão firmaram convênio para desenvolver a ação, viabilizando estágios para estudantes de Farmácia e Agronomia. Capacitaram 30 agentes de saúde, em cultivo e coleta, secagem e manipulação das plantas medicinais, por meio do curso de Farmácia.
Surge a ideia de comercializar os medicamentos usando-os de forma preventiva de doenças, por meio dos Agentes de Saúde da Família ,que constituíram associação formal para buscar autonomia na realização de suas atividades. Essa associação, também formada por autoridades municipais e pessoas da comunidade, percebeu a forma inadequada de cultivo e manipulação das plantas, era necessário orientação técnica nos procedimentos.
Em 2001, inaugurou a farmácia Fitoterápica, onde cultivavam 30 espécies de plantas medicinais, beneficiou 30 agentes de saúde que fariam o atendimento. A Prefeitura transformou o local cedido para a farmácia em Centro de Saúde Municipal, que tornou a cidade independente de atendimento médico hospitalar, já que dependia do município de Lago da Pedra. Os medicamentos da Farmácia Verde forma incorporados na farmácia básica, como preventivos. A classe médica local também se tornou parceira. Isso contribuiu com uma economia de 6 a 12 mil reais/mês na aquisição de medicamentos.
A participação da comunidade foi um multiplicador, entre benefícios como a melhora e redução de enfermidades, o que estimulou a expansão do horto para a zona rural, fortalecendo a adesão por outros municípios. Esse texto pode ser usado