amostra e amostragem
A amostragem é uma das operações mais importante em uma análise química. Uma análise química não tem sentido a menos que a amostra utilizada seja significativa. Um procedimento analítico consiste em várias etapas importantes. Logo, a escolha de um procedimento analítico varia de acordo com alguns pontos: quantidade da amostra disponível e a quantidade de analito presente. No desenvolvimento deste trabalho será discutida uma classificação geral dos tipos de determinação baseado nesses fatores.
OBJETIVO
Discutir uma classificação geral dos tipos de procedimentos analíticos, e determinar qual procedimento deve ser usado, baseando-se em alguns fatores importantes.
DESENVOLVIMENTO
Uma análise química é realizada em apenas uma fração do material cuja sua composição seja de interesse. A composição dessa fração precisa refletir o melhor possível a composição do material. O processo pelo qual uma fração representativa (incremento) de um material é coletada é denominado amostragem. A amostragem tende a ser a etapa mais difícil de todo o processo, sendo a etapa que limita a exatidão do procedimento.
1. AMOSTRAS E MÉTODOS ANALÍTICOS
Muitos fatores estão envolvidos na escolha de um método analítico específico. Entre os fatores mais importantes estão a quantidade de amostra e a concentração do analito.
1.1 Tipos de Amostras e Métodos
Os métodos analíticos podem ser classificados de muitas formas diferentes. Um método de identificação de espécies, pode ser um método qualitativo, onde estabelece a identidade química das espécies presentes em uma amostra, ou um método quantitativo que determina as quantidades relativas das espécies ou analitos.
Os métodos quantitativos, são classificados tradicionalmente como gravimétricos, volumétricos ou instrumentais. Outra maneira de se distinguir os métodos baseia-se na dimensão da amostra e nos níveis dos constituintes.
Dimensão da