Teoria de probabilidade
1. Resumo
O presente trabalho aborda uma descrição da teoria elementar de amostragem, que constitui basicamente um resumo das revisões bibliográficas dos diferentes artigos publicados e disponíveis em bibliotecas e na internet. A descrição do tema fez avaliando a importância da teoria de amostragem; os tipos de amostragem e sua descrição, bem como a identificação e descrição das fases dum processo de amostragem.
Foi descrito que a amostragem possibilita a realização de trabalhos a menores custos e em menor período de tempo; resolve o problema de estudar características que são destrutivas; minimizar os erros associados à recolha de informação.
O processo de amostragem abrange 3 fases cruciais: a identificação da população alvo/população inquerida, método de seleção da amostra e a dimensão da amostra.
Os métodos de amostragem são agrupados em dois grandes grupos, os Probabilísticos e os não-probabilísticos. Os métodos de amostragem probabilística podem ser: métodos de amostragens com igual probabilidade de seleção e métodos de amostragens com desigual probabilidade. Os métodos com igual probabilidade são divididos em causal simples, causal