Amostragem
PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA
TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Tema: AMOSTRAGEM
Docentes:
Discentes: Turma: I22, C21
Curso: LECT e LEIT
Maputo, Junho de 2013
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
O presente trabalho que é por nós apresentado é resultado de uma pesquisa bibliográfica, referente ao conceito de Amostragem, tipos de amostragem, definição e distinção de estatísticas e parâmetro.
Até o presente momento, nós aprendemos a descrever uma amostra através das medidas de tendência central e de dispersão, que são parte da chamada “estatística descritiva”. Com a utilização da inferência estatística, desejamos inferir indutivamente propriedades de uma população (ou universo) com base nos resultados obtidos com a amostra (ou subconjunto do inverso) o que constitui uma ferramenta muito importante no desenvolvimento de uma disciplina científica. Toda a inferência na Estatística está baseada na “teoria das probabilidades”.
Frequentemente, devemos tomar decisões sobre populações com base em informações obtidas em amostras das mesmas. Tais decisões chamam-se estatísticas. Por exemplo, com base em resultados amostrais, podemos querer decidir se determinada droga é eficiente na cura de determinada doença, se um processo educacional é melhor do que outro, se um determinado número de caixas de um banco é suficiente para um atendimento rápido ao cliente, etc. Para a tomada de tais decisões utilizaremos a inferência estatística.
OBJECTIVOS GERAIS
Falar da Amostragem
OBJECTIVOS ESPECIFICOS
Conceito
Definição e diferença de estatísticas e parâmetro
Tipos de Amostragem
Exemplos
CONCEITO DE AMOSTRAGEM
Antes de definir o que é amostragem vamos definir o que é uma amostra. Entende-se por amostra ao conjunto de dados ou observações recolhidas a partir de um subconjunto da população.
Imagem 1. Censo Vs Amostra
O número de elementos que fazem parte da amostra designa-se por dimensão da