apostila pro-tools 01
1- Criar uma nova sessão. File .> New Session
2 – Na tela que aparece definimos aonde iremos salvar o projeto, com qual tipo de arquivo de áudio iremos trabalhar (WAV em plataforma Windows e AIFF em plataforma Apple), qual a taxa de amostragem (sample rate), qual a resolução (bit depth) e as entradas e saídas da placa de som (I/O Settings).
3 – O Pro Tools tem duas telas principais. A tela de EDIT.
E a tela de MIX
Para alternar entre as telas o atalho é: CRTL + =
Na tela EDIT, além das tracks de áudio existem 3 campos que merecem atenção. No lado esquerdo ficam os campos Tracks e Groups no lado direito fica o campo Regions cada um com suas opções que são acessadas através de um “click” com o botão direito do mouse.
Em Tracks podemos mostrar ou esconder as faixas abertas na sessão; mostrar ou esconder somente algum tipo específico de track e ordenar as faixas por nome, tipo, grupo ou voz.
Em Groups podemos criar grupos de faixas. Esta opção nos permite processar alterações em diversas faixas simultaneamente. Ao criarmos um grupo definimos se o grupo atuará somente na tela MIX, somente na tela EDIT ou nas duas.
Em Regions ficam todos os arquivos que gravamos ou importamos para dentro da sessão.
Com um click na guia regions abrimos o menu de opções deste campo, podemos escolher a ordem em que as regiões aparecem; selecionar as regiões que não estão sendo utilizadas na sessão para poder apagá-las com segurança; mudar a ordem em que as regiões aparecem, etc...
Agora vamos criar algumas tracks. O procedimento é o seguinte:
Clicar na guia track e selecionar a opção new. O atalho para esta ação é ctrl+shift+N.
Uma nova caixa de dialogo irá aparecer.
Nela definimos a quantidade de faixas que queremos criar; se elas serão mono ou estéreo; definimos também que tipo de faixa queremos criar e como esta faixa responde as definições da sessão. O padrão para faixas de áudio é utilizar samples.
Agora uma