Degradação do meio ambiente
INTRODUÇÃO :
A questão do meio ambiente vem sendo cada vez mais discutida nos últimos anos. Mudanças de consciência e comportamento vêm tornando-se necessárias no sentido de preservá-lo, para se encontrar maneiras que possibilitem o crescimento econômico sem prejudicar gerações futuras. Tal crescimento pode ser buscado através da união de esforços de todas as Ciências, cada uma contribuindo de acordo com suas características.
Toda essa degradação acaba prejudicando o meio ambiente e causando sérios problemas para nos, seres humanos, e é sobre alguns deles que irei falar nesse texto.
BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO :
( http://www.webciencia.com/buraco-na-camada-de-ozonio.htm )
(http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-camada-de-ozonio/buraco-na-camada-de-ozonio.php )
O ozônio é uma forma de oxigênio com um átomo de oxigênio a mais na molécula - o oxigênio mais comum é o O2; o ozônio é o O3. Em baixas altitudes, ele participa da formação de poluentes, advindos de veículos a motor, termoelétricas, refinarias e lixões.
Ironicamente, em altitudes mais elevadas, principalmente na estratosfera (camada da atmosfera que vai de 16 a 64 km de altura), o ozônio cumpre a função de bloquear radiações ultravioletas nocivas, vindas do espaço.
O ozônio estratosférico é atacado por algumas substâncias, como os compostos chamados clorofluorcarbonos (CFCs), usados em sprays, em certos tipos de extintores de incêndio, em equipamentos de refrigeração (ar-condicionado, geladeiras) e na fabricação de isopor.
O ozônio é uma molécula composta por três átomos de oxigênio e é responsável por filtrar a radiação ultravioleta prejudicial do sol.
O gás é produzido e destruído constantemente na estratosfera, a cerca de 30 quilômetros da terra. Em uma atmosfera sem poluição, o ciclo de produção e decomposição está em equilíbrio.
No entanto, CFCs e outros químicos restritos pelo pelo Protocolo de Montreal sobem à estratosfera, onde são