REVOLTA DA VACINA
O presente trabalho relata, a Revolta da Vacina ocorrida no rio de janeiro em 1904 pela população carioca, tem como explicação o motivo da revolta, a reação do povo diante o conflito, os motivo que levaram ao acontecimento da campanha de vacinação, Oswaldo Cruz e suas propostas de melhoria para saude do Rio de Janeiro e por fim o desfeche da Revolução da Vacina.
Revolta da Vacina
Em 1904 a Revolta da Vacina teve como cenário o Estado do Rio de Janeiro , com muito aculmulo de pessoas e falta de estrutura , como moradias e empregos, a população teve que residir em cortiços e becos, sem o minimo de higieni e saneamento basico, isso começou a gerar muitas doenças, como, colera, febre amarela, peste bubônina , variula, tuberculose , entre outras .
Era preciso tomar algumas atitudes , então Rodrigues Alves, nomeou como prefeito da capital federal o engenheiro Pereira Passos, que havia morado em Paris e conhecia bem as reformas de Haussmann , porém as reformas nao seria uma total abolição das doenças. Oswaldo Cruz foi quem conseguiu eliminar uma epidemia de febre amarela, colocando nas ruas um verdadeiro exército de dedetização, foi no combate a variula que o governo resolveu obrigar a população carioca a ser vacinada, atraves de leis, funcionava da seguinte forma, os agentes sanitarios invadiam as moradias e aplicavam a vacina a força, a populção se encontrou descontente e com todos os comentarios da imprensa e dos politicos , a revolta veio a tona .
As manifestações populares cresciam e tomavam conta das ruas, os policiais e a população trocavam tiros e pauladas, houve grande destruição, postes derrubados, entulhos acumulados, bondes derrubados , os conflitos duraram aproximadamente 11 dias, começando no dia 13 e acabando no dia 23 ,o encerramento teve participação do exercito, da policia e da marinha .
A população se conteve e a vacinação obrigatoria e autoritaria foi dizimada, porem o governo exigia atestados para , contratos trabalhistas,