A curvatura da vara
Se nascermos iguais e tornamo-nos diferentes, a instrução é uma forma de igualar novamente as condições das pessoas nesta sociedade, garantindo a realização da essência humana para todos.
Será preciso dar prioridade ao conteúdo, principalmente quando se trata de classes populares. O acesso ao conhecimento poderia ser um dos instrumentos para a superação da sociedade de classes.
JUSTIFICATIVA
Instrumentalizar as classes populares; sendo reacionários quando negamos isto; pois reforçamos a estrutura que já está posta. Para transmitir os conteúdos a disciplina é importante
A burguesia proclamou esta questão da essência; mas quando tornou-se classe hegemônica, passou então a propor a (pedagogia da existência), ou seja, os homens não são iguais, uns aprendem mais devagar, outros têm mais capacidade. A pedagogia da existência tem caráter reacionário porque se contrapõe ao movimento de libertação da humanidade.
Uma prova de não democracia é que este modelo de escola não era para todos, só para a elite.
.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
Priorizar a valorização dos conteúdos que sejam instrumentos para que as classes populares possam fazer parte, assim como a Escola, da construção de uma nova sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer como se dá Teoria da Curvatura da Vara – Demerval Saviani
Compreender como se trabalha essa Teoria;
Qual a mudança de interesse que acontece em relação ao ensino;
Qual deve ser a ação política do professor, seguindo uma pedagogia revolucionária;
METODOLOGIA
Para D. Saviani a abordagem política do funcionamento interno da escola de primeiro grau pode ser feita, pelo menos, de duas maneiras focalizarem a organização, em vista da atividade-meio. Onde é o papel do diretor, orientadores, supervisores e, por fim, professor e alunos; outra maneira é abordar a atividade-fim, mostrando