A Crise e a Renovaçao
JI-PARANÁ – CEULJI
ISLAMISMO
Ji-Paraná
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE
JI-PARANÁ – CEULJI
ISLAMISMO
Trabalho avaliativo de Cultura Religiosa
Ji-Paraná
2014
Sumario
Introdução.
Tentar compreender o Islã na sua complexidade exige o entendimento de duas forças motrizes que envolvem essa religião atualmente: o fundamentalismo e a modernidade. Objeto de longas discussões, devido à amplitude de análises possíveis e pertinentes que envolvem os dois conceitos, não se pode considerar uma tarefa fácil lidar com o assunto. Para desenhar uma linha de compreensão em torno do mesmo, faz-se necessária a apreensão de ambos.
Cresce no mundo cada vez mais o interesse em se conhecer o islamismo, esta religião ficou mais conhecida após os ataques ao world trade Center no dia 11 de setembro de 2011, que vitimou mais de 3 mil pessoas.
Mas afinal, o que é o Islã? Quando surgiu?
Para responder perguntas como estas que mergulhamos em um mundo de informações buscando respondem-las de maneira clara e objetiva. Iremos apresentar-lhes desde os primórdios, saberemos quem foi seu fundador, o que se passava na época de sua criação, o que prega, aspectos gerais.
Falaremos o que leva pessoas praticantes desta religião a cometer atos tão repulsivos. Veremos semelhanças entre o islã e o cristianismo como vê a criação do mundo, como eles veem cristo, qual visão que tem de vida após a morte e de apocalipse.
1. Aspectos Históricos.
1.1 Fundador da religião.
Não tem como falarmos de islamismo sem mencionar o seu fundador Mohammad Ibn Abdallah, nascido na cidade de Meca no ano 570 da era cristã, órfão de pai e mãe. De uma infância muito pobre, junto com um primo Ali, dono de uma caravana de camelos que no ano de 595 Maomé - como é conhecido no ocidente - conheceu uma viúva Khadija, com quem teve pelo