Resenha a crise e a renovaçao da igreja
Referência:
DREHER,Martin N. A Carise e a Revolução da Igreja no Periodo da Reforma. Coleção Histórica da Igreja, v. 3. São Leopoldo: Sinodal, 1996.
Dados do autor:
Martin Norberto Dreher possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia e doutorado em Teologia com concentração em história da Igreja,pela Ludwig Maximilian Universität München em 1975.É professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.Tem experiência na área de história,com ênfase em história da América. Atuando principalmente nosseguintes temas: teologia histórica, Luteranismo, Protestantismo, Brasil.
Fichamento:
‘’A reforma não pode ser explicada a partir de um único acontecimento ou a partir da ação de uma única pessoa(p.14)’’ [não iniciou com a divulgação das 95 teses de Lutero em 31 de outubro de 1517(p.14)].’’Muitos antes de Lutero haviam se criado situações,sido difundidas idéias,despertados sentimentos que provocaram e possibilitaram o conflitocom a Igreja de então(p.14)’’.[Ao não observar as maiores necessidades religiosas das pessoas, ao não verificar a emancipação dos crentes em questões de fé ea ao não substituir as estruturas entrementes arcaicas da Idade Média, a Igrejacriou as condições e os pressupostos para o clamor por uma Reforma].[Por não ver as grandes necessidades religiosas,não ver a emancipação dos cristãos a igreja criou condições e pressupostos para o clamor por uma reforma]. [A crise religiosa suje um eximo reformador que questionou a autoridade Papal de seu tempo].’’a reforma deve ser vista como um período entre a Idade Média e a Idade Moderna(p.14)’’,’’a Idade média é um período de sultil equilibrio entre Sacerdócio e Império(p.14)’’,’’Após o cisma(1378-1417;1449)e depois do Concílio de Basiléia,os papas tiveram que buscar reconhecimento junto aos príncipes,imperadores e reis,concedendo ao estado grandes poderes sobre a Igreja.O resultado foi o surgimento das igrejas territoriais,isto é,de igreja dependentes do poder