a crise da cultura
A crise da cultura se origina á partir da cultura de massas, que seria um resultado da grande globalização que ocorre nos dias atuais. Essa globalização ao mesmo tempo em que une as pessoas do mundo também leva a uma grande perda da cultura dos países, como ocorre no Brasil.
Nosso país, devido à cultura de massas, acaba criando uma miscigenação destas, e com tudo isso, a própria, muitas vezes acaba sendo perdida.
Um grande exemplo de cultura brasileira que hoje esta praticamente abandonada é o folclore, que conta a maioria das crenças do povo e foi criado para ser levado por gerações, mas quase não se ouve falar mais, muitas das crianças não imaginam nem que existe.
A música também já não é mais a mesma, ela passou a ser usada como um meio de marketing e não como uma critica social, uma atitude, um modo de mostrar a realidade; agora são musicas sem conteúdo, repetitivas e fáceis de decorar para que elas se “prendam” à cabeça. Por isso que as musicas atuais não duram por muito tempo como as de Caetano Veloso, que são passadas de gerações a gerações.
Nem mesmo a culinária escapou dessa crise cultural. O fast-food esta presente na vida da maioria dos brasileiros, devido à correria do cotidiano eles passaram a só se alimentar desse tipo de comida. E outra culinária que a pouco tempo conquistou a maioria, foi a japonesa, onde muitos falam que precisam comer pelo menos uma vez por semana. Mas, apesar disso, ainda é mantida a culinária tradicional, muitos ainda gostam de uma feijoada, tapioca, acarajé, pamonha, etc.
Os índios são o maior exemplo de crise cultural, quais tinham costumes de andar sempre nus, viver da natureza e tudo mais passaram a morar em casas, ter carros caros, celulares, em alguns casos usar ate ternos. A cultura deles foi a mais perdida, é muito difícil encontrar alguma tribo que ainda mantenha a sua cultura intacta, ela pode manter uma parte, mas a outra parte sofreu a crise.
Uma frase da Hannah Arendt, socióloga, que