isso aee
A América hispânica inclui os países na América do Norte, na América Central e na América do Sul que têm a língua espanhola como idioma oficial, ou ainda co-oficial.
É uma região cultural, incluída na América latina, integrando 19 nações com 365 milhões de habitantes. Apesar de estar dentro da América latina, distingue-se dela por não incluir as nações americanas francófonas e lusófonas e da Ibero-América por não incluir as nações ibéricas e suas ex-colônias da América não hispanófonas.
fgfg
ggfg
gfsdfgfdgfdg
gfgfdgfdsgwsgegr
grgrfgSéculo XVI: Desde os primeiros tempos da colonização, teve início uma gama de crônicas e de relatos de conquista de grande valor histórico, devido a Gonzalo Fernández de Oviedo, Bartolomé de Las Casas, Francisco López de Gómara, secretário de Cortés, Bernal Diza del Castillo, Álvar Núñez Cabeza de Vaca, Cieza de León, Agustín de Zárate, Garcilaso de la Vega. Uma das primeiras epopéias em língua espanhola, La Araucana(1569-1589), obra de Alonso de Ercilla, é chilena. Também se destacam as epopéias de Pedro de Oña, de Juan de Castellanos, de Bernardo de Balbuena, de Martín del Barco Centenera e, finalmente, a epopéia sacra La cristiada do frade Diego de Hojeda. A chegada dos religiosos, na esteira dos conquistadores, ajudou a organizar a vida intelectual; fundou-se a primeira universidade em São Domingos (1538) e, em 1551, foram criadas as universidades do México e de Lima, esta cidade contando com um teatro público desde 1602. Colaborara, também para o impulso das letras no Novo Mundo a obra de Luis de