A contribuição de Piaget e Vygotsky na vida docente
Ao estudarmos Piaget e conforme o texto visto e discutido em aula de Thomas Kesselring (Os quatro níveis de conhecimento em Jean Piaget), na pag. 4, final do 2° parágrafo, vemos que a escola precisa ser mais ativa, e que a criança aprende melhor quando age, faz experiências, mexe nas coisas, etc. Esta informação contribui na minha prática docente em estimular atividades mais participativas, e conseqüentemente mais atraentes para os alunos, os instigando ao conhecimento.
“Tudo o que a gente ensina a uma criança, ela mesma não pode mais descobrir ou inventar.” Jean Piaget
Em resumo acredito ser de vital importância ter assimilado os níveis de conhecimento de Jean Piaget, Pois assim poderemos diagnosticar a etapa/estagio em que a criança se encontra e buscar de acordo com seus conhecimentos e habilidades já desenvolvidas um melhor aproveitamento e resultado para as seguintes estruturas de conhecimento a serem adquiridas. Pois um estágio prepara a criança para o aprendizado do próximo.
Abaixo cito de forma breve os períodos do desenvolvimento cognitivo, conforme Jean Piaget:
Período sensório-motor: do nascimento a 2 anos de idade. A criança nasce com certos reflexos: engolir, tossir, agarrar... E a partir disto começa a aprender a movimentar-se, erguer-se, coordenar os movimentos e gradativamente dominar o equilíbrio até andar. Nesta primeira fase surge a função simbólica: imaginação e representação.
Período Pré-operatório: dos 2 aos 7 anos em média. Caracteriza-se pelo