Estruturação reflexiva social
A razão, o pensar científico, são fundamentos que se desconectam de uma forma intensa do dia a dia da população mundial. Desconectam-se no sentido de que atualmente o senso comum está, na maioria das vezes, fundamentado em “achismos ”, que são curiosamente apresentados e defendidos como se fossem um argumento racional, algo altamente reflexivo e fundamentado em teorias e acontecimentos confiáveis.
Atualmente não se tem mais tempo de uma reflexão fundamentada, na verdade não somos treinados a promover essa reflexão. Temos uma educação, na maior parte das vezes, infelizmente, repetitiva e imposta, a qual acaba por garantir a falta de argumentos, de confrontos ideológicos e de novas fundamentações argumentativas.
Dialéticos
De uma maneira simplificada, a dialética pode ser definida como a movimentação e contraposições de ideias sobre um mesmo tema na busca de, por meio de reflexão, dialogar e debater as várias perspectivas que possui o tema abordado. A dialética é um elemento indispensável para que se possa conceber que não existe uma única verdade, e sim um conjunto de verdades que definirão o tema abordado. A dialética apresentada de uma maneira consistente dá a abertura às transformações das verdades, à evolução científica e à própria crítica à ciência, permeada por uma busca incessante de diferentes contextos. Um dos principais embates sobre a dialética se deu por intermédio dos filósofos Marx e Hegel. O ato de refletir, hoje em dia, é