A Contribui O De Milton Santos Para A Geografia Brasileira
Um dos intelectuais mais importantes do Brasil, Milton Santos foi o geógrafo que mais visibilidade deu a geografia brasileira, pois, buscava tirar a geografia de seu isolamento, agregando contribuições da economia, sociologia e filosofia. O maior de legado se manifesta nos ensinamentos de um pensamento crítico, instigante e engajado com a sociedade na busca da justiça social. Sua marca foi sempre fugir das explicações simplista na análise das transformações sociais.
A universalidade do seu pensamento e a lucidez de suas análises da realidade sempre se fundamentaram no rigor metodológico, o que lhe garantiu o reconhecimento das sociedades científicas e instituições acadêmicas no Brasil e no mundo. (...)
Preocupado em dar à Geografia contemporânea um instrumental teórico-metodológico capaz de realizar uma leitura crítica do mundo, perseguiu, de forma obstinada, a construção e reconstrução de conceitos e categorias analíticas que dessem à sua ciência visibilidade de método nesta leitura.
Comprometido com uma visão totalizadora e dinâmica dastransformações da sociedade, construiu um de seus conceitos-chave para a geografia, o de Formação Sócio-espacial. Neste, espaço e tempo fundem-se como uma totalidade dialética, sem a qual dificilmente poderíamos estruturar qualquer forma de ação conseqüente e transformadora desta sociedade.
Intelectual independente, mas sempre atento àqueles que procuraram pensar o mundo de forma ousada – porém sem cair nos modismos que muitas vezes invadem a academia –, conseguia em cada livro produzido superar seu próprio pensamento. Poucos foram os geógrafos contemporâneos que conseguiram, como ele, aprofundar o debate sobre a epistemologia da Geografia.
Os conceitos de espaço e território, centrais para a afirmação da especificidade desta ciência, com Milton Santos alcançaram visibilidade, retirando-os do limbo das indefinições ou generalizações que tanto fragilizaram seu avanço