A contabilidade de custos: instrumento de vantagem competitiva
Resenha : A contabilidade de custos: instrumento de vantagem competitiva
No mundo competitivo que as organizações vivem, muito se tem feito para adequação e adaptação do novo mercado. A área da contabilidade vem sendo considerada de suma importância para os gerentes, pois enxergam o sistema contábil como ferramenta de controle e tomada de decisão, alem de perceberem que o descarte de informações contábeis pode resultar no fracasso da organização. Conforme percebe-se, a contabilidade de custos pode ser vista como contabilidade gerencial, uma vez que auxilia na tomada de decisões e no controle da organização. Cada dia mais os gestores dão mais valor para a área contábil na intenção de se manterem no mercado cada vez mais forte e oferecendo o melhor aos clientes.
Conforme menciona o autor, a contabilidade pode ser vista como um banco de dados, no qual transações da organização são armazenadas para posterior utilização e auxilio na tomada de decisões. Nesta mesma linha de raciocínio, o contador pode ser considerado um consultor dentro da organização, com a tarefa de fornecer informações corretas e em tempo hábil para planejamento futuro da empresa. Tal informação pode ser considerada como gerencial influenciando diretamente no controle operacional, custeio de produtos e clientes, custeio administrativo e estratégico, ou seja, a informação gerencial, gerada através da contabilidade de custo é necessária para melhorar e controlar as atividades e operações. Nota-se então que a contabilidade gerencial é de suma importância nas organizações, pois auxilia na tomada de decisões, colabora para o bom funcionamento e andamento da empresa e contribui para analise e manutenção da organização no mercado onde atua, seja prestação de serviço ou fabricação de produtos.
O artigo aborda os custos como valor monetário gasto para obter benefícios na organização e estes podem ser classificados conforme tipos e finalidade. A posição