gestão de custos competitividade empresarial
A crescente competitividade proporcionada pela quebra das barreiras mercantis da "Globalização", em um mercado capitalista cada vez mais exigente, a concorrência tornou-se uma das principais preocupações das empresas no contexto atual. Concorrência esta, resulta no aumento exponencial dos controles de produção, custos, pessoal, marketing etc. e na diminuição dos lucros. Desta forma uma correta e precisa gestão de custos dentro deste contexto faz-se de suma importância na sobrevivência empresarial. Veremos os sistemas de custeios GECON, ABC e RKW, o que são e quais os benefícios na gestão da empresa.
2. GESTÃO DE CUSTOS: A COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL
O conhecimento dos custos da empresa contribui muito para uma boa gestão, pois sabendo quanto foi pago pelo produto saberei qual o melhor preço a ser colocado no produto para obter melhores resultados, assim se sabe o valor correto do produto e seu lucro verdadeiro. E também até quanto posso baixar o preço para não obter prejuízos e manter a competitividade.
GECON é um modelo Gestão Econômico de definição de custos baseado em gestão por resultados econômicos. Idealizado pelo Professor Armando Castelli no final dos anos setenta percebendo a necessidade de adequação dos modelos da administração das organizações à realidade empresarial e também a deficiência dos sistemas de contabilidade e de custos para o apoio do processo decisório. Basicamente a apuração do resultado econômico de cada setor da empresa é comparado com o resultado de outros setores onde a análise de custos x resultados são fundamentais para busca de uma constante eficiência x eficácia nos processos.
ABC o Activity Based Costing ou Custeio Baseado em