rubeola
A Rubeola é uma doença infecto-contagiosa, também conhecida por sarampo alemão, ela é causada por um vírus de RNA chamado de Togavirus do gênero Rubivirus. O vírus da rubéola é um togavírus com genoma de RNA unicatenar (simples) de sentido positivo (serve de mRNA para sintese proteica diretamente). Possui um capsídeo icosaédrico e um envelope bi lipídio. Sua contaminação é através de contato com as secreções nasofaríngeas de pessoas infectadas. Onde o vírus multiplica-se nafaringe e nos orgãos linfáticos e depois dissemina-se pelo sangue para a pele A infecção se produz por disseminação de gotículas ou através de contato direto com os pacientes. A transmissão indireta, mesmo sendo pouco frequente, ocorre mediante contato com objetos contaminados com secreções nasofaringeanas, sangue e urina.
Em geral a encubação varia de 14 a 21 dias, durando em média 17 dias. A variação máxima observada é de 12 a 23 dias. Porem sua transmissão é de Aproximadamente, de 5 a 7 dias antes do início do exantema e de 5 a 7 dias após.
A imunidade é geral. A imunidade ativa é adquirida através da infecção natural ou por vacinação, permanecendo por quase toda a vida. Os filhos de mães imunes podem apresentar imunidade passiva e transitória durante 6 a 9 meses. Tem sido relatada a ocorrência de reinfecção, em pessoas previamente imunes através de vacinação ou infecção natural, quando reexpostas ao vírus. Essa reinfecção é usualmente assintomática, detectável apenas por métodos sorológicos.
Seus sintomas são manchas vermelhas que aparecem na face e atrás da orelha e depois se espalham por todo o corpo. Após o contágio leva-se em média 18 dias até ter o primeiro sintoma (período de incubação) os sintomas são parecidos com os da gripe: dor de cabeça e dos testículos; dor ao engolir; dores nas articulações e nos músculos, pele seca, congestão nasal com espirros, aumento dos glânglios linfáticos, febre baixa (até 38ºC), no pescoço, manchas avermelhadas que iniciam no rosto e