Produtividade versus competitividade
Produtividade X Competitividade
1 – INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de contextualizar a sobrevivência das empresas no mercado com sua produtividade. Apresenta-se definições, evolução histórica, o contexto do mercado atual e os fatores que as organizações devem observar para aprimorar seus processos, modificar seus objetivos e adequar seus métodos, a fim de tornarem-se bem sucedidas.
As empresas devem estudar os meios de atuação que o mercado tem exigido e primar pelo aperfeiçoamento de seus processos, bem como ser proativa e flexível.
O sucesso ou insucesso de uma organização vai depender de sua capacidade de competição e inovação, pois em meio a uma concorrência tão acirrada, o que vai determinar a preferência do consumidor pelo seu produto ou serviço é a qualidade que lhe é oferecida. A gestão da qualidade dentro da organização é uma aliada aos seus objetivos estratégicos e se encontra diretamente ligada à produtividade.
A produtividade em união com a gestão da qualidade poderá se tornar um forte diferencial competitivo e garantir a continuidade da empresa no mercado.
2 – SOBREVIVÊNCIA NO MERCADO
As organizações têm presenciado fortes mudanças por modificação nas relações sociais e políticas, diretamente ligadas ao meio empresarial, e pelo surgimento de novas tecnologias, tendo que se adaptar ao meio em que está inserida, observando os aspectos internos e externos, focando no aumento da produtividade e, consequente, aprimoramento da sua própria competitividade, para sobreviver e vencer aos desafios propostos.
Existem ameaças à sobrevivência das empresas em todo mundo e pelos mais variados motivos, como por exemplo, o produto tornar-se obsoleto pelo lançamento de outro produto melhor ou os concorrentes utilizarem novos equipamentos que tornam o processo da empresa em questão ineficaz para o novo nível de qualidade e tecnologia imposta pelo mercado, o que faz com que as organizações tenham que estar