A construção científica
Introdução à Metodologia da Ciência
Título do conteúdo fichado
A Construção Científica Nº da ficha
01
P.29 Observações Iniciais:
“Trataremos de alguns momentos importantes da construção cientifica, particularmente da demarcação cientifica, [...] do objeto construído, [...] e do trabalho cientifico. [...] ”
P.30 Demarcação científica:
“Entendemos por demarcação cientifica o esforço de separar o que é e o que não é cientifico. As demarcações cientificas são relativas às concepções de realidade e não podem reclamar exclusividade.”
[Comentário] Através da demarcação científica buscamos alguma forma de definir o que é ciência.
P.34 “Há, assim, um rol de cuidados específicos, que, uma vez seguidos, parecem produzir o resultado imaginado, a ciência.”
[...]
"Tais cuidados poderiam ser categorizados em critérios internos e externos de cientificidade. Os primeiros decorrem da própria obra científica, na qualidade de característica intrínseca. Os segundos decorrem da opinião sobre ela, na qualidade de característica extrínseca, ou atribuída de fora.”
P.34
Critérios Internos Formais:
“Entre os critérios internos distinguimos dois principais, mais ligados a forma, e outros dois, mais ligados ao conteúdo. O critério formal mais amplamente reconhecido é o da coerência. Não pode haver obra cientifica que seja incoerente, entendendo-se a coerência como critério propriamente lógico formal.”
[...]
“O segundo critério formal interno é a consistência. Na verdade é menos formal que o primeiro, mas predomina nele ainda o aspecto formal. De certa maneira, podemos defini-la como capacidade de resistir a contra-argumentos. È consistente aquilo que não rui, que é compacto, resistente.”
P.37 Critérios Internos Não Formais:
“O primeiro critério não formal interno é a originalidade. [...] Significa a necessidade de levar a ciência para frente, de renovar constantemente, de recuperar interminavelmente a criatividade, de explorar todas as