A falta de ética na política brasileira
A política brasileira parece não encontrar algum ponto em comum com a ética. Envolvida em escândalos, a atitude de nossos governantes está distante dos valores éticos da sociedade, não realizando o bem comum, mas visando somente o bem próprio e de seus apadrinhados.
As práticas morais e tradicionais dos valores que conduzem determinada sociedade parecem terem sido esquecidas pelos políticos do nosso país. Atualmente as palavras mais ouvidas no cenário político brasileiro são corrupção, promessas não cumpridas, desvio de dinheiro público, desonestidade, abuso de poder e compra de votos em época de eleição, contradizendo nossa vontade que escolhemos representantes para solucionar os problemas das inúmeras falhas do nosso sistema.
É impossível admitir que continuemos estáticos em relação a tamanhas barbaridades provocados pela politicagem de nossos governantes. Parece que em geral estamos esquecendo os valores e princípios éticos que todos devemos seguir e respeitar. A população parece ter caído em esquecimento, ficamos paralisados em relação aos escândalos na política, estamos acomodados e desinteressados de aprender sobre o sistema do poder público a fim de criar consciência de que a corrupção é um grande obstáculo para o desenvolvimento do país e que nos mantém cada vez mais reféns de um sistema fracassado simplesmente usado para benefício próprio. É preciso construir uma maior transparência entre a população e o poder público, de forma que possamos através da informação livre fiscalizar e controlar melhor as ações de nossos políticos.
A maioria dos políticos brasileiros se candidata com a intenção de conseguir benefícios próprios cheias de más intenções, como imunidade parlamentar, sigilo bancário que facilita a lavagem de dinheiro, altos salários, entre outros. A corrupção parece ter se tornado algo natural em nosso país, o povo segue a vida cotidiana tolerando as manobras corruptas de nossos eleitos transformados em