FICHAMENTO DO TEXTO: A Construção Científica de Pedro Demo
DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I
PROFESSOR: EMMANUELLE
FORTALEZA
2013
1. INTRODUÇÃOAO ENSINO DA METODOLOGIA DA CIÊNCIA
1.1. CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS
“O grupo interno mais delineado é chamado Ciências sociais, que tem como traço mais próprio a visão metodológica de que seu objeto é socialmente condicionado[...]” (DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência, São Paulo,1987, p. 13).
Ciências sócias é estudo da sociedade que têm como visão metodológica do individuo em ter a consciência que é condicionada as condições emposta pela sociedade, pois com base nas relações humana é determinado o condicionamento.
1.2. PARTICULARIDADES DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
“[...] podermos aduzir que o objeto das ciências sociais é histórico, enquanto o outro é máximo cronológico.” (DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência, São Paulo,1987, p. 15).
Sim por que ser histórico é obter a consciência de nosso condicionamento através das determinações da sociedade, por que a história sempre esta em um processo de transição para se aperfeiçoa. O cronológico o seu objeto de estudo apresenta desgaste temporal.
“Fazermos historia sem dúvida, mas em condições dadas que geralmente são mais fortes que nossas ideias.” (DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência, São Paulo,1987, p. 16).
Pois a sociedade tem condições estabelecidas, isso nós interferi nas ideias formada, pois termos que nos molda ao um padrão estabelecido e ter a consciência que os fatos tem que acontecer de maneira planejada.
“[...] podermos aduzir naquilo que julgamos a diferença mais profunda, ou seja, o caráter ideológico das ciências sociais.” (DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência, São Paulo,1987, p. 17).
O ideológico para as ciências sociais á a defesa da posição social, politica, o nossos interesses, com o objetivo de defender uma posição predominante dos fatos.
“[ ...] ao tratarmos problemas