Pesquisa e construção de conhecimento metodologia científica no caminho de habermas
Metodologia científica no caminho de Habermas (RESUMO)
O trabalho tem por finalidade apresentar táticas que facilitem o processo de construção de conhecimento, a serem aplicadas na universidade mas também nos demais níveis do sistema educacional.
A metodologia científica tem hoje o papel de incentivar a pesquisa,sendo fundamental como instrumento de criar a capacidade de construir conhecimento,sendo este o diferencial mais agudo entre os países em termos de oportunidade de desenvolvimento.Esta compreensão resgata o papel importantíssimo da universidade e da escola como construtores de conhecimento e formadores de competência inovadora.
O desafio particular será como sair da estrutura surrada de “ensinar e copiar” com o objetivo de fazer o aluno construir o conhecimento,não na condição de um manual,mas oferecer indicações concretas que facilitem o saber pensar e o aprender a aprender.
É certo que a produção de conhecimento constitui a mais decisiva oportunidade de desenvolvimento,tendo como exemplo países como Japão e Alemanha,nos quais são maciços os investimentos em educação.
Além da própria instrumentação da cidadania, fica evidente que também a economia moderna depende do ensino de qualidade,pois,conhecimento e recursos humanos qualitativos são o investimento essencial.O trabalhador precisa saber pensar,avaliar o processo produtivo e sua função nele,usando sua qualidade competitiva para gerar lucros.Antigamente, o capitalismo funcionava com treinamentos,porque explorava “idiotas especializados”, onde não havia qualidade.
A transmissão de conhecimento continua sendo vital para a sociedade e economia,tendo como lugares privilegiados a universidade e a escola,que atualizam-se constantemente pra nos direcionar para o compromisso construtivo, com princípio científico e educativo, promovendo o questionamento