A concepção de vocação por lutero
1) O QUE SIGNIFICARAM, PARA PENSAMENTO MEDIEVAL, AS DIVISÕES TERRITÓRIAIS . POR ROMA?
R) SIGNIFICOU PARA O PENSAMENTO MEDIEVAL O FIM DE UMA MANEIRA DE EXISTIR, UMA VEZ QUE OS VALORES TRADICIONAIS TINHAM SIDO DESTRUIDOS A IGREJA FOI ATINGIDA POR ESSE QUADRO DE TRANSFORMAÇÃO.
2) QUE CONSEQUÊNCIAS O PAPADO DE GREGÓRIO MAGNO TEVE, NO FINAL DO SÉCULO VI, PARA A CONSOLIDAÇÃO DA IGREJA?
R) FOI, UM MOMENTO MUITO IMPORTANTE, O PODER PAPAL IMPÔS-SE PARA ALÉM DA ITÁLIA OU MESMO DA EUROPA, EXIGINDO A SUBORDINAÇÃO DOS PATRIARCAS DO IMPÉRIO BIZANTINO. ISSO SE VERIFICOU ATÉ O ANO DE 1054, QUANDO OCORREU O CISMA DO ORIENTE, SEPARANDO DEFINITIVAMENTE AS DUAS IGREJAS.
3) COMO SE ORIGINOU O ESTADO DO VATICANO?
R) O REI FRANCO, DEPOIS DE CONQUISTAR TERRITÓRIOS SOB DOMINIO DOS LOMBARDOS NA PENÍNSULA ITÁLICA, DOOU-OS AO PAPA, JUNTO COM O EDUCADO DE ROMA, CONSTITUINDO ASSIM O PATRIMÔNIO DE SÃO PEDRO, QUE DARIA ORIGEM AOS TERRITÓRIOS DA IGREJA, DOS QUAIS HOJE RESTAM APENAS O PEQUENO ESTADO DO VATICANO. ATENDIA, ASSIM, A UMA ANTIGA REIVINDICAÇÃO DO PAPADO, JUSTIFICADA POR UMA REMOTA DOAÇÃO QUE O IMPERADOR CONSTANTINO TERIA FEITO, SÉCULOS ANTES, AO PAPA SILVESTRE I.
4) O QUE DIZIA BOÉCIO SOBRE O MAL?
R) BOÉCIO DEMONSTROU QUE O MAL É O NADA, DESENVOLVENDO O SEGUINTE RACIOCINIO: DEUS NÃO PODE FAZER O MAL, PORQUE É INFINITIVAMENTE BOM;
NO ENTANTO, DEUS PODE FAZER QUALQUER COISA, POIS É TODO PODEROSO. POR ISSO, A ¿CONCLUSÃO É DE QUE O MAL NÃO TEM EXISTÊNCIA NENHUMA; CASO CONTRÁRIO, ISSO SERIA UMA CONTRADIÇÃO DAS CARACTÉRISTICAS ESSENCIAIS DA DIVINDADE.
5) O QUE CARACTERIZAVA O PENSAMENTO DE JOÃO ESCOTO ERÍGENA?
R) PELO MODO COMO VALORIZAVA A RAZÃO DIANTE DA FÉ. SEGUNDO ELE, A VERDADE SE ORIGINA DE DUAS FONTES DISTINTAS: A RAZÃO É O ALICERCE E O GUIA QUE DEVE CONDUZIR TODO O DESENVOLVIMENTO DAS REFLEXÕES FILOSÓFICAS. A REVOLUÇ ÃO, O ALICERCE DA RELIGIÃO; A VERDADE QUE SE MOSTRA POR MEIO DELA DEVE SER ACEITA PELO HOMEM POR INTERMEDIO DA FÉ.
6) EM QUE CONSISTIAM AS