A ciência na e. infantil.
Centro de Ciências Humanas
Escola de Educação
Disciplina: Ciências naturais I
6° período pedagogia
Docente: Celso
Discentes: Camila Bárbara Almeida Vanessa Christine de Souza
Introdução:
O trabalho a seguir tem o intuito de trazer aos educadores que atuam na Educação Infantil, a compreensão da importância do trabalho das Ciências Naturais a partir de novas metodologias que diferem das metodologias tradicionais de ensino. Buscando desenvolver desde cedo nas crianças a formação cidadã e a consciência crítica de que são membros atuantes e responsáveis pelo meio que vivem.
A importância do trabalho das Ciências Naturais na Educação Infantil
É durante a primeira infância que a criança desenvolve noções de causalidade, tempo e espaço e a capacidade de representar. Estruturas primordiais que permitem posteriormente que a criança se situe em seu espaço de vivência e que se reconheça como membro atuante no contexto em que existe. A importância de desenvolver temas relacionados ao meio ambiente, à Biologia e à Ecologia com crianças já na Educação Infantil é percebida quando enxergamos a urgência em preparar o adulto de amanhã para a tomada de decisões conscientes que serão responsáveis pela sobrevivência do planeta. Nesse sentido, a perspectiva de Educação no que se conhece por CTSA (Educação para Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), se constitui na maneira mais eficaz de fazer com que as crianças convivam desde cedo com questões das quais estarão no futuro diretamente envolvidas e que se identifiquem como responsáveis por elas.
A Ciência trabalhada sob esta perspectiva fornece bases que possibilitam a criança descrever o que se dá à sua volta, o que segundo Credo Franco, auxilia na troca de culturas experimentais. Pois, estão aprendendo através de suas próprias experiências cotidianas. Sendo assim, a Ciência possibilita que a criança enxergue o mundo sob um espectro