COMO TRABALHAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Vivemos em uma sociedade impactada pela ciência e pela tecnologia, onde todo cidadão necessita de uma cultura cientifico-tecnologica para entender ,integrar-se e atuar no mundo que o rodeia. Este paper busca discutir o trabalho na educação infantil com o ensino de ciências, área de conhecimento que deve possibilitar nas crianças a oportunidade de se expressarem e de compreender o mundo em que vivem. Devemos construir nas instituições escolares de educação infantil, uma ciências viva, prazerosa, instigante, rica e sensível e não fria, distante e puramente quantitativa. Assim, a ciências deve ser compreendida como necessidade básica de compreender o mundo, com vistas a sobreviver e viver melhor.
Palavras-chaves: Ensino de ciências, educação infantil, crianças.
Introduçao.
O objetivo deste paper é mostrar que o ensino de ciências na educação infantil vem ganhando destaque nos dias atuais. Tanto o trabalho em laboratório, quanto o trabalho com textos informativos conforme o conteúdo a ser trabalhado.
Tendo a educação infantil como base da pesquisa, torna-se imprescindível destacar alguns pontos desta etapa de ensino. A educação infantil é a base na carreira escolar do individuo, é nesta etapa que muitos conhecimentos são adquiridos com mais facilidades e conceitos são formados.
Sendo assim, é preciso investir em praticas de ensino que ultrapassem a sala de aula, que passem a fazer parte da vida do ser humano. Diante desta afirmação, é positivo destacar que o ensino de ciências na educação infantil, vem ganhando espaço e que a maneira como o trabalho nesta etapa de ensino acontece pode influenciar positivamente a atuação do aluno na etapa seguinte a da educação infantil.
Segundo os parâmetros curriculares nacionais (PCN, 1998), conhecer a ciência é ampliar a possibilidade presente de participação social e desenvolver o conhecimento ajustando de si mesmo conhecer o próprio corpo e de dele cuidar, valorizando a adotando hábitos saudáveis como