Síntese dos capítulos 4, 5, 10, 11, 12 e 13 do livro Educação infantil: pra que te quero?
1. Capítulo 4: Temas de saúde em Instituições de Educação Infantil- Cibeli de Souza Prates, Maíra sanhudo de Oliveira.
Em instituições de educação infantil, saúde é sinônimo de promoção da higiene, prevenção de doenças e acidentes e a realização de atividades que visem o crescimento da criança em sua totalidade, além do oferecimento de um ambiente saudável. Além disso, segundo as autoras, a história da vida de cada criança deve ser registrada, de modo a possibilitar um melhor atendimento de saúde.
É importante salientar que a higiene da criança engloba ações de saúde que consideram o indivíduo como um todo, logo, a higiene não significa apenas limpeza da criança e do ambiente. Considerando esse aspecto, as autoras fazem apontamentos acerca do crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos, dos cuidados básicos de higiene ambiental e infantil, sobre a necessidade do sono para cada criança, sobre as doenças infecciosas, os acidentes e os problemas mais frequentes na infância, dando orientações sobre como intervir diante da ocorrência destes, além de fornecer informações sobre como evitar acidente na infância e como atuar frente à utilização de medicações.
Orientações/ações retirados da leitura que indicam práticas educativas docentes adequadas com crianças pequenas: sempre se deve realizar, junto a família da criança, uma consulta sobre sua história de vida; deve-se manter as famílias informadas sobre ocorrência na Instituição de Educação Infantil, para que as crianças sejam observadas também em suas casas e, caso necessário, recebam acompanhamento médico.
2. Capítulo 5- Sexualidade, gênero e novas configurações familiares: algumas implicações para a educação infantil- Jane Felipe
A sexualidade está presente na vida de todos nós e, atualmente, desde muito cedo, as crianças tem amplo acesso às informações sobre esse tema por intermédio da mídia. Entretanto, na maioria das vezes, as