atividade de portfolio
METODOLOGIA DO ENSINO DE LITERATURA INFANTO – JUVENIL
1. Selecione três textos infantis (narrativas ou poemas, escritos ou orais) e verifique que funções eles podem preencher na leitura das crianças. Identifique – as, colocando lado a lado as funções e as partes ou elementos do texto que indicam cada uma das funções. Faça um breve comentário sobre cada uma. Depois apresente ao seu grupo de estudo.
R: Começamos com a história do Chapeuzinho Vermelho, onde sua mãe pede para que a filha vá levar doces para sua avó para ter noticias de sua saúde mais há orienta a não conversar com estranhos e nem falar para onde esta indo. Muito embora a história fale de perigos tão improváveis como encontrar um lobo no caminho para a casa da avó e ser devorada por ele, continua a exercer fascínio sobre a criança. O lobo é o ser estranho, o desconhecido, aquele que engana com a aparência de bondade. Todos estão sujeitos ao engano e podem, com ajuda alheia, vencer o inimigo. O lobo pode ser a doença, que chega sem a criança esperar e que devora o corpinho inocente. O caçador pode ser o médico, o salvador. Podemos concluir que a função da leitura nesse caso consiste em uma leitura literária. Com o objetivo de abrangência social e quando a relação entre autor, mensagem e leitor: A de educar. Quanto ao objetivo de formação de leitores o de aprendizagem e o conhecimento como fonte de prazer.
O segundo texto é Maria – vai - com – as - outras é caracterizada como uma fábula, pois é uma narrativa curta, com moral implícita, cujas personagens são animais que representam comportamentos e atitudes do ser humano. Nessa fábula é narrada a trajetória de uma ovelha que seguia sempre o rebanho até o dia em que se conscientizou da necessidade de questionamento e de agir por conta própria. Pode-se perceber, pela narração, que Maria tinha medo de ser diferente, e, por isso, seguia os passos do rebanho. Ao fazer a introspecção é possível avaliar