UTILIZAÇÃO DOS SENTIDOS SENSORIAIS COMO ATIVIDADES PRATICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.
Resumo: O presente artigo aborda a importância da prática dos sentidos sensoriais na aprendizagem e relata uma investigação realizada com crianças da Educação infantil em um conjunto de atividades de observação e exploração de atributos de diversos materiais. A pesquisa teve como objetivo evidenciar a importância da utilização dos cinco sentidos, investigar atitudes e reações das crianças nas atividades, verificar o que elas entendiam por observar e registrar conceitos já existentes como também salientar a importância do lúdico na aprendizagem. Uma abordagem metodológica qualitativa foi empregada e a coleta de dados ocorreu por meio de videogravação. O estudo trouxe informações relevantes que oferecem a possibilidade de reflexão sobre a viabilidade de se realizar atividades práticas ou experimentais como estratégia didático-pedagógica no ensino de ciências, já na Educação Infantil. Concluiu-se que a metodologia desenvolvida foi capaz de despertar a curiosidade e o interesse das crianças pela investigação, propiciando espaço para diálogo e interação.
Palavras chave: Cinco sentidos; Ensino de Ciências; Educação Infantil; Atividades práticas.
Introdução
A percepção de mundo, para os seres humanos, se dá por meio dos sentidos sensoriais: audição, tato, paladar, olfato e visão. A união e o estímulo desses sentidos facilitam o processo de aprendizagem do educando, pois o conhecimento do mundo chega por meio desses sentidos, sendo captado por células sensoriais e, posteriormente, interpretado pelo cérebro. Dessa forma, o corpo se estabelece como o principal instrumento de aprendizagem.
O uso de atividades práticas de caráter lúdico ou científico estimula o gosto do educando pela aprendizagem. A prática explora a maior parte dos sentidos sensoriais ao mesmo tempo, tornando maior essa porta de entrada do mundo exterior, facilitando a interpretação do cérebro