A Cidade Antiga
FICHAMENTO DA OBRA: FUSTEL DE COULANGES, Numa Denis; A Cidade Antiga; tradução de Jonas Camargo Leite e Eduardo Fonseca. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999. P.11 -266.
ALUNO
LAGES,
2013
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE
FICHAMENTO DA OBRA: FUSTEL DE COULANGES, Numa Denis; A Cidade Antiga; tradução de Jonas Camargo Leite e Eduardo Fonseca. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999. P.11 -266.
Resumo de obra apresentado para Disciplina de História das Instituições Jurídicas, no 1º semestre do Curso de Direito na Universidade do Planalto Catarinense. Orientador: Prof. Luís Carlos Régis.
LAGES, 2013.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 3
1.Livro Primeiro 5
1.1 Crenças Antigas 5
2.Livro Segundo 9
2.1 A Família 9
3.Livro Terceiro 14
3.1 A Cidade 15
4.Livro Quarto 22
4.1 As Revoluções 22
5.Livro Quinto 27
5.1Desaparece o regime municipal 27
CONCLUSÃO 29
INTRODUÇÃO
Fustel de Coulanges, célebre historiador, escritor e professor, publicou, em 1864, uma das suas principais obras, “A Cidade Antiga”, um livro erudito que nos mostra a origem dos fundamentos das cidades modernas através de uma viagem ao passado analisando todos os aspectos que constituíram as instituições sociais da Idade Antiga e que até hoje existem na sociedade contemporânea. Coulanges descreve a origem de instituições como a família, a propriedade privada, o estado e o governo, aponta também o nascimento do poder patriarcal tão presente ainda na “cidade contemporânea”. O seu estudo consiste em uma profunda investigação dos hábitos e rituais que eram realizados pelas sociedades gregas e romanas que servem principalmente de subsídio para o entendimento dos aspectos jurídicos atuais. É uma obra indicada para historiadores, advogados e estudantes do direito, embora seja uma leitura um pouco maçante, a bagagem de