A Cal
É um aglomerante de origem mineral simples, cujo constituinte principal é o óxido de cálcio em presença natural com o óxido de magnésio hidratados ou não e também juntamente com as impurezas como a sílica, óxidos de ferro e de alumínio.
Sua aplicação se apresenta sob forma pulverulenta* e que na presença da água forma uma pasta com propriedades aglutinantes e apresenta requisitos principais como a adesividade**, a facilidade de trabalhar o material, resistência mecânica, durabilidade e a sua economia.
A cal é um produto que reage em contato com o ar (aglomerante aéreo***). Sua classificação se faz conforme o óxido predominante, dessa forma tem as seguintes denominações:
-Cal virgem cálcica: óxido de cálcio entre 100% e 90% dos óxidos totais presentes;
-Cal virgem magnesiana: Teores intermediários de óxido de cálcio, entre 90% e 65% dos óxidos totais presentes;
-Cal virgem dolomítica: teores de cálcio entre 65% e 58% dos óxidos totais presentes.
Outra forma da cal predominante no mercado é a cal hidratada queé obtida a partir da adição de água na cal virgem e sua qualidade química depende das características e das impurezas contidas na rocha que lhe deu origem e do processo de calcinação de sua matéria prima:
-Cal hidratada cálcica
-Cal hidratada magnesiana
-Cal hidratada dolomítica
Cal Hidráulica é um aglomerante hidráulico, ou seja endurece pela ação da água, e foi muito utilizado nas construções mais antigas, sendo posteriormente, substituído pelo cimento Portland.
Para a obtenção da cal hidratada no canteiro de obras se faz necessário promover a reação da cal virgem com água (H2O), com o seguinte desprendimento de calor.
A extinção da cal virgem é um processo realizado no canteiro de obras onde o material e hidratado com água e posteriormente passa para estado de cal hidratada
A cal propicia maior plasticidade à argamassa, permitindo melhor trabalhabilidade e, conseqüentemente, maior produtividade na execução do revestimento.
Outra