cal
MAJ MONIZ DE ARAGÃO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
à II
AGLOMERANTES – A CAL
1. Definição. Generalidades. Características Gerais. Classificação.
2. Aglomerantes simples. Grupo calcário argiloso: cal aérea; cal hidratada; especificações. p ç
Aglomerantes: g Terminologia g ((NBR1172))
Aglomerante de origem mineral
Produto com constituintes minerais que, para sua aplicação, se apresenta sob forma pulverulenta e que na presença da água forma uma pasta com propriedades i d d aglutinantes. l ti t Requisitos principais de um aglomerante mineral:
• adesividade;
• trabalhabilidade;
• resistência mecânica;;
• durabilidade;
• economia.
Aglomerantes: g Terminologia g ((NBR1172))
Aglomerante hidráulico
Aglomerante cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer apenas pela reação com a água e que, após seu endurecimento, resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água.
Aglomerante aéreo
Aglomerante
g cuja j p pasta apresenta p ap propriedade p de endurecer p por reações ç de hidratação ou pela ação química do anidrido carbônico (CO2) presente na atmosfera e que, após seu endurecimento, não resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água.
Cimento
Aglomerante hidráulico constituído em sua maior parte de silicatos e/ou aluminatos de cálcio.
Cimento natural
A l
Aglomerante
t hidráulico hid á li obtido btid pela l calcinação l i ã e moagem d de um calcário l ái argiloso, denominado “rocha de cimento” ou “marga”.
Aglomerantes: g Terminologia g ((NBR1172))
Cal
Aglomerante cujo constituinte principal é o óxido de cálcio ou óxido de cálcio em presença natural com o óxido de magnésio, hidratados ou não.
Cal virgem
Cal resultante de processos de calcinação, da qual o constituinte principal é o ç natural com o óxido de óxido de cálcio ou óxido de cálcio em associação magnésio, capaz de reagir com a água. Em função dos teores dos seus constituintes, pode ser designada de: cálcica (ou altocálcio), magnesiana ou