a CAL
É um aglomerante simples, resultante da calcinação de uma única matéria-prima, que é o calcário (carbonato de cálcio CaCO3) com teor desprezível de argila ( até 5%) classificação Cal virgem e Cal hidratada
Cal hidratada são produtos de grande versatilidade, presentes de forma direta ou indireta em uma infinidade de aspectos da vida moderna, na cidade e no campo, proporcionando incontáveis proporcionando incontáveis benefícios ao homem desde a Antiguidade.
Cal virgem
é constituída predominantemente de óxidos de cálcio e magnésio.
Cal-hidratada uso mais comum na construção civil, é constituída de hidróxidos de cálcio e de magnésio, além de uma pequena fração de óxidos não hidratados e de carbonatos de cálcio e magnésio.
Na construção civil a cal é utilizada principalmente na forma HIDRATADA. Como componente fundamental no preparo de argamassas de assentamento e de revestimento de grande durabilidade e ótimo desempenho.
Processo Cal Hidratada
A partir da "queima" da pedra calcária em fornos, obtemos a "cal viva" ou "cal virgem". Esta não tem aplicação direta em construções, sendo necessário antes de usá-la, fazer a "extinção" ou "hidratação" pelo menos com 48 horas de antecedência.
A hidratação consiste em adicionar dois ou três volumes de água para cada volume de cal. Há forte desprendimento de calor e após certo tempo as pedras se esfarelam transformando-se em pasta branca, a que se dá o nome de "CAL HIDRATADA" .
É nesta forma que tem sua aplicação em construções, sendo utilizada em argamassas na presença ou não de cimento para assentamento de tijolos ou para revestimentos.
A cal hidratada ou comum ou aérea endurece em contato com o CO2 do ar ao contrário da hidráulica, que exige o contato com a água.
Classificação:
As cales aéreas se classificam segundo dois critérios:
1) Quanto à composição química classificam-se em:
Cal Cálcica – teor de MgO < 20%
Cal Magnesiana – teor de MgO > 20%
Em ambos os casos, a