CAL
Ou simplesmente CAL, que nós conhecemos no dia-dia.
É um aglomerante aéreo, portanto:
Depois de endurecidos, não resistem bem quando imersos na água;
Devem ser usados apenas em contato com o ar;
Em geral precisam de componentes do ar (CO2) para endurecer.
É o produto resultante da calcinação de pedras calcárias a uma temperatura inferior ao do início de sua fusão (cerca de 900°C).
Há dois tipos de cal utilizados em construções: Hidratada e hidráulica.
A partir da "queima" da pedra calcária em fomos, obtemos a "cal viva" ou "cal virgem". Esta não tem aplicação direta em construções, sendo necessário antes de usá-la, fazer a "extinção" ou "hidratação" pelo menos com 48 horas de antecedência
A “extinção ou hidratação” consiste em adicionar dois ou três volumes de água para cada volume de cal. Há forte desprendimento de calor e após certo tempo as pedras se esfarelam transformando-se em pasta branca, a que se dá o nome de "Cal Hidratada ou Extinta”
Uma pasta fresca ou uma argamassa fresca de cal aérea endurece se ficar em contato com o ar atmosférico durante muito tempo. O contato da cal hidratada, em meio úmido, com o CO2 do ar regenera lentamente o carbonato de cálcio
A reação acima se processa com um aumento de massa de aproximadamente de 35% da quantidade de cal hidratada e com um aumento de volume dos sólidos de aproximadamente 12%.
Assim, as três reações mostradas acima representam o ciclo da cal como aglomerante. A natureza entrega a matéria prima hidratada; o homem a desidrata e torna hidratá-la, mas antes que o aglomerante se reidrate completamente, ele lhe acrescenta material de enchimento (agregados), para render um maior volume, e lhe dá a forma definitiva.
CAL HIDRÁULICO
= Calcário argiloso calcinado.
É um aglomerante hidráulico portanto:
Depois de endurecidos, resistem bem a água.
O endurecimento dos aglomerantes hidráulicos se dá por ação exclusiva da água (reação de hidratação).
Características inferiores, em geral, ao Cimento