cal
Para quem não quer gastar muito, a cal hidratada é uma ótima opção. Ela reveste paredes de uma maneira simples, dando às mesmas uma aparência rústica, mas leve. Sua utilização é muito antiga, mas por ser barata ficou fora da opção das classes média e alta devido à entrada no mercado de outras tintas com mais tecnologia.
Através da Bioarquitetura e Bioconstrução ela foi resgatada como uma forma ecológica e sustentávelde não agressão ao meio-ambiente. Devido a isso, muitos arquitetos a estão utilizando em habitações de alto padrão com um resultado final de grande beleza e inovação.
A pintura com cal está sendo resgatada como uma solução simples, econômica e que proporciona belos efeitos na arquitetura. O desgaste natural é explorado como efeito estético. Imagem: Caiar-te - Algarve Onde Utilizá-la
A pintura com cal é muito fácil de ser feita, com ótimos resultados, desde que a mistura seja bem preparada e aplicada de maneira correta.
A “caiação”, como é chamada a pintura à base de cal, pode ser aplicada em paredes externas e internas, bem como em superfícies rústicas e porosas como alvenarias de cimento, cal, concreto e bloco de concreto. Mesmo que as paredes estejam úmidas e frescas, ela poderá ser aplicada; só não poderá ser utilizada em superfícies lisas como cerâmica, nem em paredes que já tenham recebido outros tipos de tinta.
Por ser de fácil aplicação e de baixo custo, ela é muito utilizada em grandes áreas como muros, fachadas, casas populares e conjuntos habitacionais.
A caiação não poderá ser feita sobre massa acrílica, nem sobre massa corrida, por não aderir às mesmas. Também não é indicada em superfícies de concreto armado por não proteger a armadura do efeito da corrosão. Cores
A maneira mais comum de se obter a coloração é a adição de pigmentos como o óxido de ferro em pó e o pó xadrez. Mas estes pigmentos deverão ser adicionados num percentual máximo de 10%, pois em excesso irá resultar numa película sem coesão. Um pigmento