a cadeia produtiva do suco do bem
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÂRIAS
DEPARTEMENTO DE ECONOMIA RURAL
ERU 468 - Gestão de Cadeias de Suprimentos 2014 – Trabalho 1
Análise da Cadeia Produtiva do Suco de Laranja ‘Do Bem™’ Com Foco na Dinâmica de Integração e Relacionamentos
Filipe Bitencourt
Alberto Romani
Marco Bonfiglioli
Introdução
A laranja (Citrus sinensis) é uma planta que pode ser encontrada em todo Brasil, de Norte a Sul, por ser facilmente adaptável a diversas condições de solo e clima. Em virtude disso e da grande quantidade de variedades adaptadas ao cultivo, a laranja brasileira é produzida praticamente durante o ano todo, embora algumas variedades tenham maior importância comercial e a colheita se concentre principalmente no segundo semestre do ano.
O Brasil detém 30% da produção mundial de laranja e 59 % da produção de suco de laranja. São Paulo e a Florida dominam a oferta mundial, um caso raríssimo em se tratando de um commodities agrícolas que normalmente tem um mercado mais livre com muitos fornecedores e muitos clientes. O sistema agroindustrial citrícola movimenta R$ 9 bilhões por anos e gera mais de 400 mil empregos diretos e indiretos. Inovações em pesquisa, tecnologia e logística estão na base da eficiência e liderança do Brasil.
É importante também lembrar a alta sustentabilidade da produção de suco de laranja. Utiliza apenas o 0.3% das terras aráveis do Brasil respondendo por mais de 80% do total de exportações de suco de laranja no mundo.
Desenho do Diagrama da Cadeia Produtiva do Suco de Laranja
Na cadeia de produção do suco de laranja há diversas etapas e atores envolvidos – do produtor e colhedor de laranjas ao varejista. Dificilmente há integração vertical da produção, ou seja, realização de todas as etapas sob um único teto, não apenas por fatores geográficos mas também pela forma como a indústria evoluiu com o tempo. A tendência é