A burocracia no setor publico
PROSUB/ADM I
A BUROCRACIA NO SETOR PÚBLICO
SALVADOR - BA
MAIO – 2014
NOME
Trabalho orientado como requisito para nota parcial da disciplina: Métodos e técnicas Administrativas sobe orientação da professora.
Salvador – BA
Maio – 2014
Burocracia significa administração de "coisas" e dos funcionários que trabalham em repartições públicas. Porém esta definição não se aplica apenas a organizações públicas, mas também privadas desde que possuam uma estrutura caracterizada principalmente por rigidez hierárquica e normas.
A burocracia é uma estrutura social na qual a direção das atividades coletivas fica a cargo de um aparelho impessoal hierarquicamente organizado, que deve agir segundo critérios impessoais e métodos racionais.
Em 1940 já se nascia à burocracia, os administradores de frente com a complexidade das empresas tinham uma necessidade de uma teoria da organização solida e abrangente que o orientasse no seu trabalho.
Para Max Weber a burocracia é o tipo ideal de organização formal, com estrutura racional, onde exista divisão do trabalho/especialização/profissionalização, uniformidade, padronização, rapidez, hierarquia preestabelecida, redução de custos etc., objetivando a máxima eficiência.
Max Weber define como sendo a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, contra qualquer resistência. A vontade manifesta do dominador destina-se a influenciar a conduta de outros de tal forma que se concretiza através da obediência.
Weber na sua teoria define três tipos de sociedade, autoridade e dominação.
Sociedade, autoridade e dominação tradicional, onde predomina características patriarcais e patrimonialistas e a autoridade/dominação se dá por mero hábito tendo por base o respeito à tradição.
Sociedade, autoridade e dominação carismática, onde predomina