Artigo
CAMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO
CURSO SUPERIOR EM GESTÃO PÚBLICA
ALUNA: ARIELI MORAES AREBA
Teoria da burocracia em órgão público: que influências estão presentes.
Resumo:
Este trabalho objetiva reconhecer como a teoria da burocracia influencia na Secretaria Municipal de Educação de Sant’Ana do Livramento, e quais impasses ela provoca em sua organização.Tem como base um estudo de caso em que foram entrevistadas 4 pessoas entre elas chefes de setores, professor e funcionário da escola municipal visitada.
A referida pesquisa teve como foco a teoria da burocracia no órgão público acima citado, na qual foram identificados elementos burocráticos presentes no sistema organizacional, descrevendo transtornos provocados por ela, da mesma forma verificaram-se os elementos que estão presentes na sala de aula.
Palavras-chaves: Burocracia, Educação, Organização.
Introdução:
Este artigo tem como escopo descrever como o sistema burocrático está presente nos processos organizacionais da Secretaria Municipal de educação de Sant’ Ana do Livramento. Para isso a pesquisa foi baseada num estudo de caso, tendo como instrumento de investigação entrevistas semiestruturadas, na qual foram entrevistados quatro funcionários: três da referida instituição e uma professora de uma escola municipal visitada.
A pesquisa fixou-se, principalmente, na maneira pela qual a teoria da burocracia influencia na organização funcional do órgão publico em estudo, os tópicos que seguem visam explorar elementos que permitam a construção de uma base teórica acerca da influência burocrática nesta secretaria: burocracia em licitações; realização de matriculas e transferências de alunos e professores; contratação de professores e funcionários e burocracia na sala de aula.
A partir da construção desta base teórica foram constatadas que muitos elementos burocráticos ainda permanecem vigentes,