resumo informativo
A Experiência do Conhecimento
(Resumo informativo)
UNIVERSIDADE FERDARAL DO PIAUI
2013
GARCIA, Ana Maria. A Experiência do conhecimento. In: HUHNE, Leda Maria.(Org). Metodologia científica: cadernos de textos e técnicas. 2. ed. Rio de janeiro: Agir,1988. Pg 34-41.
O homem é um ser dotado de razão, e essa razão faz com que ele seja diferente dos outros animais, ou seja, que ele se torne homo sapiens sapiens, com isso ele produz conhecimento e adquiri a capacidade para alterar o meio em que vive, dando sua própria interpretação da realidade. Temos, portanto que estamos em constante mudança, não somos algo pronto, mas aprendemos com o decorrer da nossa existência.
Esse homem que sabe que sabe, ele pode agora fazer, usar ou se posicionar diante do conhecimento e do mundo fazendo o uso da sua razão. Quando ele faz o conhecimento o homem observar um fato de varias maneiras dando reposta ao que foi observado, também temos de maneira instantânea, pela observação, a absorção da sua realidade; quando ele usa o conhecimento ele simplesmente consome aprendendo a usar e a adequar sem provocar modificações nesse conhecimento pela sua razão; e quando ele se posiciona o homem reflete o fazer, o usar e posicionar de maneira que possa compreender a realidade e a si mesmo.
Descobrir, encontrar, ver em um fato algo que ninguém viu é um ato criador do homem que produz novos conhecimentos, que produz uma ciência fundamentada na lógica uma vez que a ciência exigir um objetividade, uma lei, um conceito, uma teoria em uma linguagem universal assim não podemos fazer o conhecimento espontaneamente pois exigi uma complexidade interna a ser aprendida.
O fazer conhecimento requer elaboração, construção e um processo que esta limitado dentro das possibilidades espaço-histórico-estrutural do homem, entretanto o conhecimento também aparece da correspondência entre o homem e o objeto definidos.
O uso do