ulceras
ATUALIZAÇÃO EM ÚLCERA PÉPTICA por: Colunista Portal - Educação
INTRODUÇÃO
O que é uma úlcera?
Durante a digestão normal, o alimento movimenta-se através do esôfago para o estômago, onde é produzido o ácido hidroclorídrico e uma enzima chamada pepsina para digerir o alimento. Do estômago o alimento vai para a parte superior do intestino delgado, chamado duodeno, onde a digestão e a absorção de nutrientes continua.
Uma úlcera é uma lesão que ocorre na parede do estômago ou do duodeno, onde o ácido e a pepsina estão presentes. Úlcera no estômago é chamada gástrica ou úlcera estomacal. As que ocorrem no duodeno são chamadas úlceras duodenais. Em geral referem-se aos dois tipos como úlceras pépticas.
Quem tem úlcera?
Nos EUA cerca de 20 milhões de pessoas desenvolvem pelo menos uma úlcera durante a vida. Úlceras pépticas afetam quatro milhões de pessoas de maneira crônica. Mais de 40.000 americanos submetem-se à cirurgia anualmente devido a problemas e sintomas decorrentes e cerca de 6.000 pessoas morrem de complicações relacionadas à úlcera péptica.
Úlceras podem acontecer em qualquer faixa etária, mas são relativamente raras entre adolescentes e ainda menos encontradas entre crianças. Ocorrem usualmente pela primeira vez entre 30 e 50 anos. Úlceras gástricas são mais frequentes acima dos 60 anos de idade. Úlceras no duodeno ocorrem mais nos homens que nas mulheres ao contrário das gástricas que acometem mais as mulheres.
O que causa úlceras?
Por mais de um século a etiopatogenia da úlcera permanecia obscura e controversa, atribuindo-se principalmente ao "estilo de vida" os fatores desencadeantes. Principalmente estresse e tipo de dieta. As pesquisas indicavam um desequilíbrio entre os fluídos gástricos (ácido hidroclorídrico e pepsina) e a capacidade do estômago e duodeno de defender-se destas poderosas substâncias digestivas, resultando numa erosão das paredes. Recentemente descobriu-se que a maioria das