Sociologia
A sociologia é um conjunto de conceitos , técnicas e métodos que explicam a vida social. Suas explicações têm intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo da civilização. A sociologia é uma das manifestações do pensamento moderno. O pensamento científico passa a encobrir uma nova área do conhecimento ainda nao incorporada ao saber cientófoco, o mundo social.
Sua formação é complexa, vinda de diversas circunstâncias, históricas e intelectuais, e determinadas intenções praticas. Sua criação nao vem só de um único filósofo ou cientista.
O século XVIII marcou a história da sociologia, com suas transformações econômicas, políticas e culturais que apresentam problemas inéditos para os homens que viviam na época. Houveram duas revoluções, a industrial e a francesa, que instalaram a sociedade capitalista. O termo sociologia apareceu somente no século seguinte, porém as duas revoluções desencadearam acontecimentos que faria a ciência possível.
A revolução industrial não significou apenas a introdução da máquina ao vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos. Ela representou o triunfo da indústria capitalista. A transformação do trabalho artesanal em fabril desencadeou uma maciça emigração do campo para a cidade, e engajou mulheres em crianças em jornadas de trabalhos de doze horas, sem férias e feriados, ganhando um salário de subsistência. As cidades passaram por um crescimento demográfico inesperado, e não foram capazes de acolher toda a população, assim houve o aumento da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemias que dizimaram parte da população, etc.
Um dos fatos de maior importância relacionado à revolução industrial é o aparecimento do proletariado. Houveram muitas manifestações com destruição de máquinas e atos de sabotagem, que evoluiram para a criação de sindicatos. As mudanças