sistema endocrino
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAUDE
FABIO RODRIGUES SÃO JOÃO
JENIFER RIBEIRO DELBONI
JONATHAN DUARTE BAPTISTA MENDES
PRISCILA OLIVEIRA
TAMIRES LAIS FERREIRA
PERFIL BIOQUÍMICO HEPÁTICO
Jundiaí 2013
FABIO RODRIGUES SÃO JOÃO
JENIFER RIBEIRO DELBONI
JONATHAN DUARTE BAPTISTA MENDES
PRISCILA OLIVEIRA
TAMIRES LAIS FERREIRA
PERFIL BIOQUÍMICO HEPÁTICO
Trabalho apresentado por alunos do curso de Bacharelado em Biomedicina da Universidade Paulista, como requisito para aprovação na disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas.
Orientador: Profº. Ms. Guilherme Silveira
Jundiaí
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema principal o estudo do perfil bioquímico hepático, o qual será discutido sobre o que se trata o perfil bioquímico hepático, como acontece seu funcionamento no organismo e sua função. Abordamos no referido trabalho a definição, formação e síntese do grupo Heme assim como as bilirrubinas.
Apresentamos e explicamos sobre as icterícias e sua relação com algumas síndromes como Crigler-Najjar, a síndrome de Gilbert, a Hiperbilirrubinemia e a icterícia hemolítica do recém-nascido.
Destacamos também em nosso trabalho as enzimas que fazem parte do tecido hepático, a alanina transaminase (ALT), também conhecida como transaminase glutâmico pirúvica (TGP), é uma enzima transaminase. Essa enzima é encontrada no citoplasma e nas mitocôndrias dos hepatócitos, músculo esquelético e cardíaco, rins, pâncreas e eritrócitos e quando alguns deles são feridos, essa enzima é encontrada no sangue.
Algumas patologias estão associadas ao perfil hepático como algumas estudadas e apresentadas nesse referido trabalho. Podemos citar as hepatites as quais se referem ao processo de inflamação do fígado, com degeneração e necrose dos hepatócitos que reduz assim a função do órgão. São classificadas em hepatite A, B, C, D e E cada uma por vírus e formas de