A brinquedoteca escolar
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA DE ED. FÍSICA
PROJETO DE CRIAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA ESCOLAR
29 de Maio
BELÉM/PA
CCHE-CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA DE ED. FÍSICA
ALUNO: JOHNNY KENELD FREIRE DE CARVALHO
PROJETO DE CRIAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA ESCOLAR
Projeto de criação de uma brinquedoteca feito para a turma de pedagogia 3PEN46, orientado pela professora Ana Cristina S. A Mufarrej para ser entregue e apresentado dia 29 de maio.
29 de Maio
BELÉM/PA
O que é uma brinquedoteca? Como Criar?
Kishimoto (1999 apud Souza 2008, s/p) definiu a Brinquedoteca em inauguração do Museu do Brinquedo da Universidade Federal de Santa Catarina como, "espaço de animação sociocultural que é encarregado da transmissão da cultura infantil como também pelo desenvolvimento da socialização, integração social e construções das representações infantis".
Noffs (2001, p. 160) conceitua a Brinquedoteca como, espaço onde a criança, utilizando o lúdico, constrói suas próprias aprendizagens, desenvolvendo-se num ambiente acolhedor, natural e que funciona como fonte de estímulos, para o desenvolvimento de suas capacidades estéticas e criativas, favorecendo ainda sua curiosidade. Não sendo diferente, Cunha (1992, p. 38) define a Brinquedoteca como "esforço de salvaguardar a infância, nutrindo-a com elementos indispensáveis ao crescimento saudável da alma e da inteligência da criança", com respeito ao ser humano, seguindo uma filosofia educacional que potencialize sua existência. "A brinquedoteca pode existir até sem brinquedos, desde que outros estímulos às atividades lúdicas sejam proporcionados. (CUNHA 2001)".
Vale lembrar, por mais que a Brinquedoteca seja um local ideal para trabalhar o lúdico de forma saudável e prazerosa, esta não cumprirá sua real função se não houver a "alma de poeta e educador" e presença de um