Projeto-implantação de uma brinquedoteca escolar
Implantação de uma brinquedoteca escolar no CIEP “ Profº Mauro Najano de Aguiar”
“Há em nossa alma cansada, mesmo sendo a vida atroz, criança eterna e levada que brinca dentro de nós.” (Alberto F. Bastos)
Justificativa
O brinquedo e a brincadeira são ingredientes vitais para uma infância sadia e para um aprendizado significativo. De acordo com Vygotsky (1984), "é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva". O brincar estimula o desenvolvimento intelectual da criança, assim como ensina os hábitos necessários ao seu crescimento. É através da brincadeira que a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos e socialização que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra, reconhecendo a cultura brasileira, resgatando brinquedos, brincadeiras, jogos e cantigas de roda.
Considera-se que uma escola qualificada constitui-se num lugar para o desenvolvimento da sensibilidade e das habilidades sociais, propiciando desta forma situações que contribuam para o desenvolvimento das capacidades das crianças, para que estas cresçam cada vez mais independentes e autônomas.
Conforme aponta Friedmann (1992), na brinquedoteca a criança tem chances de descobrir-se e descobrir também suas capacidades e habilidades específicas, ao passo que ela percebe o outro e vê que não é a única no mundo, que o espaço é para cooperar, partilhar e também competir atitudes que surgem naturalmente durante a atividade lúdica.
Santos (2000) diz que:
Falar sobre Brinquedoteca é [...] falar sobre os mais diversos espaços que se destinam à ludicidade, ao prazer, às emoções, às vivências corporais, ao desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da auto-estima, do autoconceito positivo, da resiliência, do desenvolvimento do